Participe dos nossos fóruns médicos eletrônicos

Conheça a Doença

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença degenerativa que, em sua maioria, atinge pessoas da meia idade e idosos. A doença envolve e debilita cartilagens, ligamentos e ossos. Mesmo sendo mais comum na terceira idade, não é certeiro dizer que é apenas o desgaste das articulações.

A artrose é uma das principais causas da debilidade na terceira idade. A meta dos tratamentos é reduzir a dor e melhorar as funções do corpo afetadas. A doença não tem cura, mas alguns tratamentos têm a função de desacelerar seu progresso.

A doença ocorre quando a cartilagem da articulação sofre um colapso por conta do estresse mecânico ou alterações bioquímicas, causando a falha por baixo dos ossos. A artrose pode vir acompanhada de outras doenças crônicas, como a gota ou a artrite reumatoide.

 

Curiosidades

• É a forma mais comum de doença articular e é a causa principal de debilidade em idosos;
• Tende a surgir nas articulações das mãos, coluna, quadris, joelhos, e dedões dos pés;
• Ela se caracteriza pelo colapso do tecido que reveste as extremidades dos ossos entre as articulações, alterações ósseas, deterioração dos tendões e ligamentos e vários graus de inflamação do liquido sinovial (responsável por lubrificar as articulações);
• Algumas das alterações nas articulações são irreversíveis, mas a maioria dos pacientes não vai precisar de uma cirurgia de substituição articular;
• Os sintomas da artrose variam bastante de um paciente para o outro;
• Os médicos reumatologistas podem detectar a doença e prescrever o tratamento adequado.