Participe dos nossos fóruns médicos eletrônicos

Conheça a Doença

A LPA é uma forma de câncer que afeta as células tronco na medula óssea, as quais são responsáveis por produzir glóbulos vermelhos, plaquetas e células brancas (exceto linfócitos). Trata-se de um subtipo da Leucemia Mielóide Aguda (LMA) e representa cerca de 10% dos casos desse tipo de leucemia.

Quem apresenta essa patologia tem glóbulos brancos anormais, chamados neutrófilos. As células imaturas - conhecidas como promielócitos - se acumulam na medula óssea e causam uma redução significativa na produção dos glóbulos brancos normais.

Esse acúmulo também impede a produção de outros tipos de células, resultando em anemia e baixa contagem de plaquetas. Essas células tendem a se espalhar pela corrente sanguínea e, assim, comprometem a saúde do paciente.

A LPA é igualmente comum entre homens e mulheres e normalmente afeta jovens. A idade média ao diagnóstico é de 40 anos e 80% das pessoas com essa doença têm entre 15 e 55 anos. Ao contrário de outras formas de leucemia mileóide aguda, não há diferença significativa no tratamento de crianças e adultos.