Participe dos nossos fóruns médicos eletrônicos

Conheça a Doença

A hiperplasia benigna da próstata, conhecida como HBP, é uma doença presente exclusivamente em homens, caracterizandose pelo crescimento da próstata. Tratase de uma condição muito frequente na população masculina da melhor idade. A HBP está presente na vida de mais de 50% dos homens a partir dos 60 anos e de mais de 90% dos que estão acima dos 80 anos.

Por ser comum, a doença tende a ser ignorada pelo paciente por muito tempo. O receio da consulta com um urologista e o fantasma de uma possível cirurgia ainda contribuem para esse comportamento. Geralmente, quando o paciente procura um médico já há sintomas funcionais da doença, mas nessa hora , normalmente, a doença já existe há algum tempo.

A HBP gera nódulos grandes e distintos na região da próstata. O que determina a necessidade de um tratamento da HBP são os incômodos gerados pelos sintomas do trato urinário inferior, as sequelas ou complicações da doença.

Há significativas diferenças da doença em relação ao câncer da próstata, que é um tumor maligno que se desenvolve no local, mas com sintomas diferentes. O câncer invade os tecidos da próstata e, a seguir, os tecidos vizinhos; enquanto a HBP atinge apenas a próstata e o sistema urinário. As duas doenças podem ocorrer simultaneamente, mas não existe qualquer confirmação de que haja uma relação entre as duas.