Participe dos nossos fóruns médicos eletrônicos

Conheça a Doença

A osteoporose é uma doença do organismo como um todo e a forma mais comum de doença metabólica óssea. É uma condição crônica que afeta principalmente as mulheres da melhor idade, mas também pode atingir homens. A maior parte dos casos ocorre pós­menopausa, especialmente em mulheres caucasianas (brancas).

A doença pode afetar qualquer osso, mas as fraturas acontecem mais no quadril, coluna vertebral, punhos e costelas. A osteoporose é uma importante causa de fraturas em todo o mundo e acomete cerca de 2,4 milhões por ano no Brasil. Sua prevalência aumenta a cada ano à medida em que a população mundial envelhece. No nosso País, 10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose e uma em cada três mulheres acima de 50 anos tem a doença.

O tipo mais comum é a que occorre na pós­menopausa, devido a deficiência de estrogênios, hormônios femininos responsáveis, entre outras coisas, pelo controle da ovulação. Há também a osteoporose senil, que ocorre pela perda óssea decorrente do envelhecimento natural do corpo.

A fratura óssea é a complicação mais grave da osteoporose e está associada a grandes custos econômicos, assim como altas taxas de morbidade e um aumento na mortalidade já que, as complicações das fraturas como, por exemplo,trombose e pneumonia, podem levar a morte. As fraturas mais graves são as fraturas vertebrais e de quadril, porém outras fraturas podem ocorrer.