Participe dos nossos fóruns médicos eletrônicos

Conheça a Doença

A International Association for the Study of Pain (Associação Internacional para Estudo da Dor - IASP) define dor neuropática como “a dor que resulta de uma doença ou dano no sistema nervoso central e/ou sistema nervoso periférico”.

Para entendermos a dor neuropática (também chamada de “dor neurogênica”), podemos fazer uma analogia entre nervos e cabos elétricos. Imaginemos que surja um problema nos cabos elétricos (por exemplo, um cabo desencapado ou um curto circuito).

Neste caso, a transmissão da corrente elétrica seria anormal. É o que acontece com a dor neuropática: ela surge em decorrência de um problema no caminho nervoso percorrido pelos sinais dolorosos. Na dor neuropática, ocorrem mudanças fisiológicas e anatômicas no sistema nervoso. Veja abaixo.

Ela pode surgir em diversas patologias e sua origem envolvem inúmeros fenômenos. Embora o mecanismo da dor neuropática ainda não esteja totalmente compreendido, já se sabe que ela pode ser provocada por lesões nas raízes e nervos periféricos, na medula espinhal, no tronco cerebral e no encéfalo.